O protagonismo da OAB na defesa da cidadania e dos direitos humanos é uma das principais marcas da instituição nestes 90 anos de existência. Advogados e advogadas denunciam diariamente violações de direitos fundamentais e transformam indignação em pretensão, sustentam teses, interpretam o direito e, com bravura, exigem reparação contra as violações das garantias fundamentais dos cidadãos.
“Desde sua criação, ao longo de 90 anos de história, a OAB atuou vigorosamente na busca pela efetivação de direitos e garantias, bem como pelo respeito à dignidade da pessoa humana. As funções institucionais deste importante órgão de classe e a busca pelo respeito aos Direitos Humanos são trilhas de um caminho comum para a construção de um país mais justo e igualitário para todos”, lembra o diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão.
A secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto enaltece o prestígio e o reconhecimento da OAB no âmbito da defesa do cidadão. “A OAB é uma das instituições que continua tendo voz em defesa da Constituição e dos cidadãos como nenhuma outra. Mantém-se a parte de qualquer situação política. Sempre faz cumprir a legalidade, a ampla defesa e o contraditório, olhando o Brasil como um todo”, sustenta.
“A atuação da Ordem transcende a representação da classe. É responsável pela defesa da população, da ordem democrática, da observância das leis, principalmente na defesa das minorias”, destaca.