Teve início na noite desta quarta-feira (29) o II Congresso Brasileiro de Direito Processual Constitucional, que ocorre na sede da OAB Paraná. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC), com apoio da seccional paranaense e do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e vai até sexta-feira (31). Entre os convidados estão juristas de renome nacional e internacional ministros do Supremos Tribunal Federal (STF).
“A Ordem está muito honrada em abrir as portas para esse grande encontro que atende nossos fins institucionais, aprofundando o conhecimento e a prática jurídica de excelência”, disse a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que representou a diretoria da seccional durante o evento. “Certamente esse será um capítulo consagrador da história do congresso e da ABDPC, que vem se destacando como fundamental ao debate aprofundado sobre o tema”, concluiu.
Cleverton Cremonese, diretor da ABDPC agradeceu à OAB pela “gentil parceria ao oferecer a casa e dar todo o suporte necessário para a realização do evento”. Ele ressaltou a importância de Curitiba, que “talvez seja um dos principais campos de discussão jurídica no país”. Cremonese também enfatizou a importância de se debater todas as nuances do processo constitucional, que vem se tornando bem diferente do que foi pensado Hans Kelsen, e a necessidade de se pensar em um Código de Processo Constitucional para o Brasil.
A abertura do evento também foi marcada pela passagem da presidência da ABDPC de André Ramos Tavares para Luiz Guilherme Marinoni. Os dois foram os palestrantes que abriram os trabalhos do congresso.
Também compuseram a mesa de abertura o coordenador de Direito Público da Escola Superior da Advocacia (ESA), Francisco Zardo, o conselheiro federal da OAB Paraná, Flávio Pansieri, o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Tarcísio Kroetz, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Clayton Maranhão.
Acompanhe aqui a cobertura completa do evento.