A diretoria da OAB Paraná formalizou ao prefeito Rafael Greca a intenção de adotar os espaços públicos Erailto Thile e Ervin Ofner, durante reunião realizada nesta segunda-feira (5), na sede da Prefeitura de Curitiba. A proposta da OAB é realizar a revitalização e a manutenção dos jardinetes vizinhos à sede da seccional no bairro Ahú, permitindo que sejam utilizados como áreas de recreação, esporte e lazer pela população.
A iniciativa marca os eventos alusivos ao Dia Mundial do Meio Ambiente, promovidos pela Comissão de Direito Ambiental ao longo do mês de junho. O Jardiente Ervin Ofner está localizado na Rua Vitório Foggiato. O outro, Jardeinete Erailto Thile, fica na Rua Cecília Meireles, a poucas quadras da seccional.
O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou que o ato simbólico representa o cuidado e a preocupação da Ordem com a cidade e o meio ambiente. “Nada mais justo do que cuidarmos do entorno do espaço que ocupamos”, disse. A secretária-geral Marilena Winter também esteve presente na reunião.
Para o presidente da Comissão de Direito Ambiental, Alaim Stefanello, o gesto de adoção das duas praças mostra que a instituição está fazendo a sua parte na sociedade, no local onde está inserida. “Isso pode servir de exemplo para várias outras instituições, que podem exercer sua responsabilidade socioambiental, a exemplo do que a seccional está fazendo”, afirmou.
“Recebo com alegria a proposta da OAB de conservar duas pracinhas anexas a sua esplêndida sede do bairro do Ahú. A parceria é bem-vinda, a sociedade agradece e o meio ambiente também”, pontuou Rafael Greca.
Estiveram presentes na reunião a procuradora geral do município Vanessa Volpi e a procuradora do município Bárbara Bessa, membro da Comissão de Direito Ambiental.
Programação
Ao longo do mês de junho, a OAB Paraná também terá pontos de coleta de materiais eletrônicos que merecem atenção especial no descarte, como teclados, mouses, telas, CPUs e celulares.
Além disso, a Farmácia do Advogado terá um posto de coleta de medicamentos vencidos ou sem utilização, que também exigem descarte especial.
A comissão prepara para os dia 27, 28 e 29 de junho um seminário com grandes nomes do Direito Ambiental, entre eles Celso Antônio Pacheco Fiorillo e Paulo de Bessa Antunes. O evento será realizado na sede da OAB (dias 27 e 29) e no Salão Nobre da UFPR (dia 28). As inscrições para o seminário são gratuitas e já estão abertas (clique aqui e saiba mais).