Quase 900 participantes estiveram em Ponta Grossa nos dias 7, 8 e 9 de setembro para a segunda edição dos Jogos da Advocacia do Paraná (JAPs). Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2017, em Cascavel, com cerca de 500 participantes, o evento este ano quase dobrou de tamanho. “Os JAPs se consolidam nos calendários da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados de Paraná (CAA-PR). Foram três dias de disputas intensas, mas também de confraternização nas quatro modalidades: beach tênis, corrida, futebol e vôlei. Tivemos muitas subseções presentes e, sem dúvida, foi o maior evento esportivo já realizado pela seccional e pela caixa”, diz Fernando Munhoz Ribeiro, presidente da Comissão de Esportes da OAB Paraná.
“Para a CAA/PR foli uma grande oportunidade realizar os JAPs em Ponta Grossa, em parceria com a Comissão de Esportes da secional e com a subseção de Ponta Grossa. Além de consolidar os Jogos, cumprimos com a nossa missão de promover saúde e bem-estar através do incentivo ao esporte. Apoiamos a prática de outras modalidades esportivas além do futebol e incentivamos a participação das mulheres advogadas nesse espírito de congraçamento que somente o esporte oferece. O sucesso dos projetos Vôlei Legal e Corrida Legal, da Caixa, foi essencial para que tivéssemos centenas de atletas, advogados, advogadas e dependentes nesta segunda edição. Preparamos, além disso, um ambiente saudável e acolhedor. A alegria dos participantes foi nossa maior recompensa”, afirma Daniela Ballão Ernlund, vice-presidente da CAA/PR.
O evento, que teve o apoio da Unimed Paraná e da Extramed, contou com espaços dedicados ao entretenimento infantil e à saúde e bem-estar dos participantes dos JAPs, com exames e orientações. A jornada esportiva também promoveu a solidariedade. Alimentos não perecíveis coletados nos três dias de competições serão destinados ao Núcleo Promocional Pequeno Anjo e à Organização Espírita Cristã Irmã Scheilla. A abertura formal dos jogos ocorreu noite de quinta-feira, 6 de setembro. Além de Ribeiro e de Daniela Ballão, a solenidade contou com a participação de mais diretores da CAA/PR, como o presidente Artur Piancastelli; o secretário-geral adjunto Paulo Fornazari; o diretor-tesoureiro Alessandro Panasolo; e os diretores Fernando Deneka e José Carlos Dias Neto.
Homenagem
No vôlei, as competidoras fizeram uma homenagem à advogada Tatiana Spitzner, advogada vítima de violência doméstica morta em Guarapuava no fim de julho. Pouco antes de entrar em campo, as jogadoras da equipe guarapuavana exibiram uma faixa com os dizeres “Somos todos Tatiane” (foto), enquanto os presentes guardaram um minuto de silêncio em memória da advogada.